Clareamento, lentes de contato, facetas??
Muito comum surgirem dúvidas sobre qual procedimento queremos e podemos realizar quando decidimos procurar o dentista querendo melhorar a aparência dos dentes. Isso acontece por não conhecer muito bem o que cada um destes termos significa na verdade.
O clareamento dental já é uma técnica um pouco mais conhecida, pela qual por meio de géis clareadores recuperamos a cor original dos dentes que foram escurecidos por algum fator ou clareamos a cor de dentes naturalmente escuros. Esse processo pode ser realizado em casa ou em consultório, de acordo com a necessidade de cada caso.
No clareamento caseiro o uso do gel clareador é realizado pelo paciente em casa usando uma moldeira confeccionada especialmente para ele, com supervisão do dentista.
No clareamento em consultório a aplicação do gel é realizada pelo dentista, podendo ser utilizada alguma fonte de ativação do gel que acelera o processo, como LED ou Laser.
As facetas e lentes de contato oferecem a possibilidade de modificar mais profundamente o sorriso, alterando não somente a cor mas também formato e posicionamento, fechar espaços entre os dentes e recuperar coroas dentais fraturadas. Apesar das semelhanças entre elas existem diferenças nas indicações e também na execução de cada uma delas.
As facetas surgiram primeiro, com vasta utilização, são mais espessas e portanto exigem maior desgaste do esmalte dentário, muitas vezes chegando a dentina, onde a cimentação é um processo mais delicado.
As lentes de contato surgiram mais recentemente, como uma evolução natural das cerâmicas que ganharam maior resistência permitindo que se tornassem finíssimas. O desgaste do esmalte é bem menor, entre 0,3 e 0,5 mm, diminuindo a sensibilidade do procedimento. A cimentação em esmalte se torna mais segura e previsível aumentando a longevidade. Porém exigem técnica e planejamento prévio apurados. Muitas vezes sendo necessário tratamento ortodôntico prévio e estabilização oclusal.